Pesquisa

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Paixão

Filhos meus
O Natal está chegando
E aqui em casa, vocês sabem
Papai nunca tocou neste assunto

Passamos todos eles juntos
Juntos, nele, recebemo-nos
Filhos novos que chegaram
Velhos que foram esquecidos
Mas perduraram na memória

E talvez seja mesmo o Natal
este algum tempo
para ter-me somente eu
com vocês
todos
desorganizados
o cabelo a cortar
o sorriso forçado.

Abandonem os escudos, meus
Vamos sorrir as sujeiras.

Filhos
O papai se perde entre vocês
Já não basta só vocês
é preciso correr
bater o corpo
rasgar a pele
conhecer.

O que lhes digo é quem eu sou.
É exatamente aquilo que um dia
condenarei - sim, condenarei -
em cada um
- cada um -
de vocês.

Perdoem-me.
Agradeço-lhes.
Por me fazerem perceber:
eis quem o fui.

Por vocês
através de seus passos
quem eu fui cuspindo-lhes ao mundo
sem indicação
sem nada exceto
um gozo rápido
por vezes - vocês -
uma descontração.

Agora quando olho todos vocês assim reunidos
ou quase todos pois já são muitos que eu nem sei - apesar de os reconhecer -
me vejo perdido
vejo vocês descuidados
o nariz escorrendo
um filho sem sentido
sem nem sequer saber
o porquê das repetições
dos gêmeos de peles distintas
porque tanta pele
tanto pêlo
pai, por que tanta agonia?

Eu não sei, meus queridos.
Vocês assim nasceram,
nasceram todos
pela necessidade
pela necessidade que devem sim
acreditem
a mim reinvindicar.

Para que foi que você me colocou aqui?

O que siginifica essa palavra tatuada em meu corpo?

Corpo virgem
corpo santo
corpo torto, já, crianças
nem de tanto brincar
nem de tanto correr
seus corpos, filhos meus
carregam os sonhos do que ainda fui incapaz
de conhecer

de tocar

de comer

devorar

por isso resta tanta pele
tantos pêlos
há tanta indefinição
porque sobre este corpo
correm soltos
juntos
tempo e vento
um na ilusão do outro ser
um me dizendo segue
outro me dizendo
veja o que você permitiu
por sobre ti
correr.

É por estas mãos, meu filhos
que mais uma vez lhes dou um irmão
Desta vez mais cheio de esperança
pois é o primeiro filho
da estação
p a i c h ã o.

Sim, vosso pai
está em queda:
vertiginosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário